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		<citationkey>GiménezdeCastro:2017:”PAvNa</citationkey>
		<title>Implementação e validação do método de fechamento de turbulência PANS: ”Partially Averaged Navier-Stokes”</title>
		<format>On-line.</format>
		<year>2017</year>
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		<author>Giménez de Castro, Santiago,</author>
		<group>PCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR</group>
		<affiliation>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</affiliation>
		<electronicmailaddress>santiago.gdc@gmail.com</electronicmailaddress>
		<editor>Cerqueira, Christopher Shneider,</editor>
		<editor>Bürger, Eduardo Escobar,</editor>
		<editor>Yassuda, Irineu dos Santos,</editor>
		<editor>Rodrigues, Italo Pinto,</editor>
		<editor>Lima, Jeanne Samara dos Santos,</editor>
		<editor>Oliveira, Mônica Elizabeth Rocha de,</editor>
		<editor>Tenório, Plínio Ivo Gama,</editor>
		<conferencename>Workshop em Engenharia e Tecnologias Espaciais, 8 (WETE)</conferencename>
		<conferencelocation>São José dos Campos</conferencelocation>
		<date>9-10 ago. 2017</date>
		<publisher>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</publisher>
		<publisheraddress>São José dos Campos</publisheraddress>
		<booktitle>Anais</booktitle>
		<organization>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</organization>
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		<keywords>Turbulência, CFD, PANS.</keywords>
		<abstract>O presente trabalho apresenta um projeto de mestrado que consiste na implementação em OpenFOAM e subsequente validação do modelo de turbulência Partially Averaged Navier-Stokes (PANS) em escoamentos em regime incompressível. Por ser um modelo de resolução variável, o modelo PANS permite ajustar a precisão e o custo das simulações de turbulência de acordo com as necessidades e as limitações dos recursos computacionais disponíveis. A turbulência sub-filtro é modelada por relações de fechamento que devem ser válidas independente da escala de corte do filtro, e sua generalidade para qualquer escala de corte deve ser comprovada. Este aspecto o torna de grande interesse, uma vez que simulações por Large Eddy Simulations (LES) resultam custosas demais e simulações por Reynolds Averaged Navier-Stokes (RANS) frequentemente padecem de precisão satisfatória. Por este motivo, relativa atenção tem sido dada à validação e ao refinamento do modelo PANS e diversos outros modelos de resolução variável, e já há extensa literatura sobre o assunto. Em contraste com estes trabalhos, propomos realizar a validação do modelo em casos cuja geometria reproduza a de combustores de que dispomos dados experimentais para comparação, de forma a estudar o escoamento inerte e adaptar o modelo para uma posterior extensão a um trabalho de simulação de combustão turbulenta.</abstract>
		<area>ETE</area>
		<type>Combustão e Propulsão</type>
		<language>pt</language>
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